quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MINAS GERAIS-HÉLIO COSTA (PMDB) x ANTONIO ANASTASIA (PSDB)

Os principais candidatos ao governo de Minas falam sobre as questões ligadas à Educação
Por Meghie Rodrigues

Hélio Costa e Antonio Anastasia, concorrentes ao governo de Minas Gerais (Fotos: Divulgação). Siga os candidatos no twitter: @heliocosta15 e @Prof_Anastasia.

A disputa pelo governo mineiro está polarizada entre o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB), de 49 anos, e o ex-ministro das Comunicações do presidente Lula, Hélio Costa (PMDB), de 71 anos de idade. Ambos se vangloriam de feitos em prol da Educação: Hélio Costa ao dizer que levou o acesso a internet rápida para escolas por todo o Brasil em sua atuação no ministério e Anastasia ao se referir ao fato de Minas Gerais liderar o ranking estadual nas séries iniciais do ensino fundamental, segundo o IDEB. Anastasia também ressalta as reformas realizadas na parte física, afirmando ter reformado as 3 600 escolas de Minas Gerais “melhorando as instalações, criando laboratórios de informática e ciências, quadras, um investimento de mais de R$1 bilhão”.

O peemedebista alfineta o concorrente comentando que apesar da comemoração pelos resultados no IDEB, “se esqueceram de que o IDEB é medido de 0 a 10, e nós ficamos abaixo de 6. Passou-se a ideia de que Minas estava muito bem, quando na realidade entendemos que Minas está muito mal. Bem está quem tem nota 9,5 ou 10”, diz Costa.

Confira estas e outras opiniões de ambos nas respostas às perguntas formuladas pelos conselheiros do Educar para Crescer. As entrevistas foram realizadas individualmente e os candidatos não tiveram acesso prévio às questões. Hélio Costa foi acompanhado por Carlos Pereira (conhecido como Carlão Pereira), que participa da elaboração do plano de governo do PMDB e, em várias questões, complementou a fala do candidato, chegando a, em algumas vezes, responder pelo entrevistado.

*Pesquisa IBOPE realizada entre os dias 18 e 20 de agosto de 2010. Hélio Costa (PMDB): 38%; Antonio Anastasia (PSDB): 27%. Demais candidatos: 1% ou menos. Brancos e Nulos: 7%; Indecisos: 25%.

Reportagem na integra:
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/educar-nas-eleicoes/2010/09/09/antonio-anastasia-helio-costa-falam-da-educacao-ceara/