sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Entenda o que mudou na indústria do esmalte com a revolução das cores
Quem nunca ouviu falar do esmalte Jade? Se você nunca ouviu, saiba que esse singelo produtinho da Chanel mudou a indústria da beleza e impulsionou o consumo de esmaltes em todo o mundo. Lançado em 2009, o esmalte, um verdinho nada básico, virou febre entre as fashionistas e se transformou em um objeto de desejo das brasileiras, que até então estavam acostumadas aos tons clarinhos ou aos vermelhos clássicos. Também pudera, afinal, a maioria das grandes empresas lançava somente duas coleções ao ano, o que não oferecia uma diversidade muito grande de tons. Mas a moda das unhas coloridas pegou e as marcas tiveram que se adaptar.
“Antes avaliávamos o mercado através de sessões com pequenos grupos de pessoas, hoje visitamos salões de beleza, conversamos com manicures e até com blogueiras. Investimos em pesquisas de comportamento e hábitos do consumidor”, afirma Luciana Laurito, gerente de marketing da Mundial Impala.
Além de contratar uma consultora de tendências, que participa de todos as semanas de moda internacionais, a Impala passou a buscar informações em sites especializados, como o WGSN, e em feiras mundiais, como a italiana Cosmo Prof. Nos últimos dois anos, as vendas da marca dobraram. “O esmalte passou a ser visto como acessório indispensável na composição dos looks de qualquer mulher. Com o passar do tempo, a consumidora não se contentou em ter apenas cores diferentes à disposição e passou a exigir acabamentos diferenciados também. Outros países já haviam lançado esmaltes diferentes e estávamos bem atrasados em relação a eles”, opina Camila Zatz, do blog Loucas por Esmaltes
Consideramos o Jade um marco no setor. Depois dele, a relação do consumidor com o esmalte mudou. Agora buscamos entender o contexto em que estamos vivendo para traduzir isso em cores”, conta Renata Leite, gerente da Colorama. Segundo ela, o esmalte se tornou uma ferramenta de democratização da moda e as empresas passaram a prestar atenção nas mídias sociais, protagonistas relevantes nesse processo. “No último ano surgiram mais de 30 blogs sobre o assunto”, afirma. O baixo custo do produto, o grande impacto no visual e a rapidez com que se pode adquirir novos esmaltes são apontados como alguns dos fatores responsáveis pelo crescimento exponencial do setor nos últimos tempos.
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